domingo, 29 de abril de 2018

A violência e o perigo fascista

Seletividade - O entendimento de que a "justiça é para todos", estendido ao senso comum por causa da disseminação promovida pela mídia tradicional, vem sendo utilizado por antipetistas somente para atacar o presidente Lula. O discurso de ódio não cita inúmeros casos em que poderosos se beneficiaram. O episódio mais recente  é emblemático do esquecimento antipetista. Não faz muito tempo que um empresário mandou matar fiscais do trabalho que investigavam a existência de trabalho escravo em suas propriedades. Ele deveria apodrecer na cadeia, mas, ao invés disso, se tornou prefeito do município de Unaí (MG), com a conivência dos atuais defensores do argumento de que  "a justiça é para todos".

Conivência - Atos violentos, geralmente, são seguidos por manifestações de revolta e de indignação generalizadas. Foi assim no caso da execução da vereadora Marielle Franco. O desenrolar das investigações, no entanto, nem sempre combinam com a revolta e a indignação manifestadas quando da ocorrência. Decorridos quase dois meses do episódio revoltante, ainda não existem indícios de que as investigações conduzam à descoberta de mandantes e executores do crime.

Legitimação - O assassinato de Marielle Franco, os tiros contra a caravana "Lula pelo Brasil" e o ataque recente ao acampamento de Curitiba têm a mesma origem. A disseminação do ódio na mídia tradicional é a principal motivação de agressores e assassinos. A identificação de mandantes e executores das ações, embora necessária, pode não ser suficiente para conter a onda de ódio, estimulada pela legitimação política de atos condenáveis e pela divulgação de pronunciamentos do tipo "colheu o que plantou".

Fascismo - O ódio exacerbado, estimulado por discursos inflamados e pela legitimação política da imbecilidade, pode nos levar a uma experiência dolorosa. A firmeza na defesa da democracia e o uso permanente do raciocínio lógico pode, por outro lado, impedir que situações indesejáveis se apresentem, mais adiante, na história brasileira. 

Contraposição - O Partido dos Trabalhadores e os movimentos sociais populares, com coragem e determinação, vêm insistindo em defender os avanços da civilização humana. O indesejável sucesso do fascismo, além do óbvio recrudescimento da violência, pode vir acompanhado de retrocessos inaceitáveis para a maioria das pessoas. 

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...