sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A luta democrática e a defesa do socialismo

Impasse - Já fui chamado de radical e sectário, várias vezes, por me posicionar em defesa de um enfrentamento de classe mais agudo e incisivo. Já fui acusado de conciliador, em muitas ocasiões, por defender recuos e entendimentos, em momentos em que haviam companheiras e companheiros que pretendiam ir mais adiante, sem nenhum acordo de convivência com qualquer setor da classe dominante.

Desafio - A conjuntura atual, de escalada do fascismo, exige uma postura ofensiva coerente com posicionamentos radicais e sectários, mas, ao mesmo tempo, impõe a construção de uma frente capaz de derrotar o fascismo. O desafio mais importante para a esquerda, neste momento polarizado, é conseguir combinar o radicalismo do movimento real com a atuação dentro dos limites do possível, muito comum no espaço institucional.

Movimentos populares -  Não é possível vacilar no apoio aos movimentos sociais populares e na propaganda das demandas e reivindicações dos trabalhadores e da população. Ao mesmo tempo, não é sensato abrir mão do debate que pode amenizar ofensivas previsíveis do capitalismo. É óbvio, por exemplo, que devemos ir contra todos os cortes de gastos públicos, mas também é evidente que precisamos debater sobre os limites e condições desses cortes.

Eleições - Estamos para enfrentar eleições municipais que serão muito difíceis. Depois de bastante tempo, vamos concorrer com candidatos apoiados pelo governo federal, e isso pode ser um diferencial importante contra o PT e contra a esquerda. É óbvio que temos que ser contra todos os cortes de gastos públicos. Esses cortes, por outro lado, podem reduzir nossa capacidade administrativa, especialmente no que se refere ao atendimento de demandas populares urgentes.

Violência - A morte de um cacique indígena, o assassinato de um trabalhador que "ousou" abrir uma reclamação trabalhista contra seus ex-patrões e a invasão de uma reunião de mulheres filiadas ao PSOL, desgraçadamente, são componentes do mesmo cenário assustador do fascismo. A luta democrática deve ganhar importância também por causa disso. O cancelamento da sentença que decidiu pela condenação arbitrária do presidente Lula é uma condição para o restabelecimento da democracia, e a nossa tarefa principal, neste momento, está em conquistar aliados em defesa da civilização humana, sem abrir mão de nossos princípios socialistas.    

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...