domingo, 6 de janeiro de 2019

Anticomunismo e antipetismo

Ideologia - A burrice generalizada e o enaltecimento da ignorância já foram utilizadas, outras vezes, na história da humanidade. A lógica de que o acesso à educação pode aproximar as pessoas da conclusão óbvia de que existem desigualdades sociais que precisam ser enfrentadas (e destruídas) é a mãe da ideia estúpida de que a inteligência deve ser punida. 

Anticomunismo - Documentos da CIA, da época da guerra fria, afirmavam que o comunismo era mais fácil de ser "indocrinado" quanto mais inteligente e maior tempo de escolaridade o sujeito tivesse. Com base nisto, fazia-se apologia à ignorância. Quanto mais burro, simplório e simplista fosse a pessoa, mais longe do comunismo estaria. Para os seguidores do "coiso", o "comunismo" é identificado com o PT, cujos integrantes são acusados de serem os inventores da corrupção.

Homofobia - Os ataques aos homossexuais, defendidos pelo "coiso" e por seus seguidores, vão além da violência física contra orientações sexuais diferentes. Nos Estados Unidos da América do Norte, na época do senador Joseph McCarthy, era comum o raciocínio de que se os homossexuais podiam ficar "enrustidos", escondendo sua sexualidade, podiam ser espiões a serviço da União Soviética.

Sexismo - Outro aspecto, muito comum nos Estados Unidos da América do Norte, era a apologia ao machismo. O norte americano anticomunista sempre era apresentado como capitalista, nacionalista e patriótico, e era o "macho" que mantinha a sociedade americana "livre do comunismo". Não existe registro de mulheres norte americanas que se declarassem anticomunistas na época da guerra fria.

Mentiras - Não são poucas as mentiras disseminadas pelos seguidores do "coiso". A última delas se refere à exoneração de petistas que estariam no governo federal. É improvável que algum integrante do PT tenha permanecido em algum lugar. Desde o golpe de 2016, há mais de dois anos, inexistem petistas ocupando cargos de confiança. O presidente sem voto, quando substituiu a presidenta Dilma Roussef, indicou novos ministros que, por sua vez, escolheram auxiliares de sua confiança que, agora, devem acompanhá-los em seus novos cargos, como secretários do governador de São Paulo.

Mídia - Para que o anticomunismo fosse aceito pela opinião pública brasileira, a participação da mídia tradicional foi fundamental. Por anos a fio, o noticiário dos grandes veículos de comunicação conseguiu disseminar a falsa impressão de que comunismo e liberdade são antônimos. Por causa da influência midiática, diante da pergunta sobre o que é o contrário de comunismo, muita gente boa vai responder liberdade.      

2 comentários:

  1. Uma das dificuldades que temos na nossa sociedade e que o nosso povo tem preguica de pensar ele digere tudo que a midia tradiconal joga pra ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma situação muito difícil... a população aceita as mentiras como se elas fossem verdade...

      Excluir

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...