sábado, 7 de abril de 2018

As imagens e o futuro do Brasil

A imagem ideal do presidente Lula descendo do carro de som, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e sendo carregado em triunfo por militantes, tinha que ser apagada da retina das pessoas. O conservadorismo armou uma outra cena, e os grandes veículos a mostraram, repetidas vezes, em rede nacional. A radicalização (compreensível) dos militantes pode ter fornecido combustível para a ação de elementos infiltrados, que teve o objetivo de produzir a exposição midiática de uma humilhação planejada pelo golpismo. Mas para os militantes sindicais e para as lideranças dos movimentos sociais populares presentes em São Bernardo do Campo, a imagem que sempre estará presente é a de um presidente do povo.

A mídia tradicional não mostraria a cena do presidente Lula nos ombros dos militantes do PT e dos movimentos sociais populares. Isso faria com que a palavra de ordem "Lula na cadeia" ficasse muito frágil (e quase imperceptível). A imagem triunfal do presidente Lula tornaria ainda mais forte a certeza que temos (e que sempre teremos) de que ele representa a vontade da maioria do povo brasileiro, e que é a expressão viva de um projeto democrático e popular para o país. Os grandes veículos de comunicação fazem parte do golpismo, desde muito tempo, e a justificativa das imagens serviram, mais uma vez, para comprovar esse comprometimento. 

As classes populares e suas representações nunca vão se calar diante da exploração capitalista. Sempre vamos perseguir uma outra forma de organização da sociedade. Teremos percalços e dificuldades, mas os acontecimentos desta semana vão reforçar os que defendem a ação direta e o fortalecimento de meios de comunicação alternativos à mídia golpista. O caminho não será simples e os desafios serão enormes, mas a profundidade das mudanças exigirá uma postura cada vez mais ofensiva por parte de militantes, ativistas e dirigentes. O futuro será de igualdade e de justiça social por causa do período histórico que estamos vivenciando. A luta será árdua, mas seremos vitoriosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...