sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vergonha e preocupação


Vergonhoso I - Uma juíza de Curitiba, muito provavelmente inspirada em decisões de um outro magistrado (também paranaense), resolveu impedir a visita de duas pessoas ao presidente Lula. A negativa da juíza foi dirigida ao argentino Adolfo Peres Esquivel, prêmio Nobel da Paz em 1980; e ao teólogo brasileiro Leonardo Bof, ambos amigos do presidente Lula. A decisão judicial, arbitrária e vergonhosa para o país, é um indício de que a insanidade não está presente somente nos corações e mentes de autores de atos violentos, mas também é parte das ideias de pessoas esclarecidas que tem o poder de decidir sobre o destino das pessoas. 

Vergonhoso II - Uma senadora gaúcha, depois de saber que a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, a também senadora Gleisi Hoffmann, havia concedido uma entrevista à rede de comunicações árabe Al Jazzera, apressou-se em afirmar que teria ocorrido uma convocação petista a terroristas da Al Qaeda para invadirem o Brasil. A senadora gaúcha é conhecida por outros arroubos de intolerância política. Quando dos recentes ataques à caravana do presidente Lula, ela chegou a defender o uso de rebenque e de chicote nas agressões contra petistas.

Preocupante I -  O ódio antipetista da senadora gaúcha, desgraçadamente, não está sozinho no mundo político. Outro parlamentar ingressou, na Procuradoria Geral da República (PGR) com representação contra a presidenta do PT com base na mesma entrevista. Ele acusa a senadora Gleisi Hoffmann de "atentar contra a segurança nacional". Segundo a representação, ela teria "incitado o mundo árabe a apoiar o presidente Lula". A representação do deputado foi acolhida pela PGR, que determinou o início de procedimento de investigação sobre a entrevista.

Preocupante II - O episódio envolvendo a presidenta do PT chega a ser engraçado, mas, desgraçadamente, é preocupante. Tudo indica que a Procuradoria Geral da República (PGR) está acolhendo representações descabidas e sem sentido, apenas por serem contra o Partido dos Trabalhadores, e isso, além de um sinal de insanidade, é uma ameaça séria à democracia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...