terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O golpismo e as manifestações populares

Manifestações - Concentrações populares, em vários pontos do país, demonstraram o descontentamento com a política golpista de supressão de direitos. Na cidade de São Paulo, a manifestação aconteceu na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), e reuniu dezenas de milhares de pessoas. O governo sem voto recuou na proposição de reforma da previdenciária, mas já anunciou medidas de contenção de gastos públicos, para compensar a economia de recursos que conseguiria com a mudança nas regras para o pagamento de aposentadorias e pensões. A mídia tradicional concentrou o noticiário em supostos transtornos no tráfego de veículos, e deu pouco (ou nenhum) destaque ao conteúdo das manifestações. Apesar de haver um certo acordo com a destituição do presidente ilegítimo, não houve nenhuma contestação midiática aos projetos de supressão de direitos.

Objetivo - O golpe de agosto de 2016, com apoio explícito dos grandes veículos de comunicação, continua em andamento. Não existe sinal de qualquer recuo de conteúdo. A cada dia fica mais clara a intenção do golpismo de suprimir direitos conquistados e de, ao mesmo tempo, atacar as possibilidades de mudança apontada pelos governos do presidente Lula (2003-2010) e da presidenta Dilma (2011-2016). A orientação golpista mais clara, agora, é a de impedir a candidatura do presidente Lula na eleição de outubro próximo. O golpismo não quer o presidente Lula na eleição por que ele representa a possibilidade concreta de implantação de políticas públicas de inclusão social e de distribuição de renda. 

Protestos - A intensificação das manifestações contra o golpe e em defesa da democracia é o caminho para as classes populares e para todos os trabalhadores. Em contraposição a agenda de medidas supressivas de direitos, devemos apresentar, em todos os momentos, um conjunto de demandas e reivindicações que possam representar, ao mesmo tempo, o aprimoramento da democracia e o aprofundamento de mudanças favoráveis aos trabalhadores.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...