terça-feira, 29 de maio de 2018

Pesquisas e manipulações

Pesquisas - A divulgação dos números de pesquisa de intenção de voto para a presidência da república tem a pretensão de substituir os resultados de levantamento, divulgado anteriormente, diminuindo a vantagem do presidente Lula para os demais candidatos. Os números divulgados anteriormente, levantados pelo Instituto Vox Populi, indicam um percentual superior a 39% para o presidente Lula, maior do que a soma de todos os outros candidatos que, juntos, naquele levantamento estatístico, totalizam 30%. 

Diferenças - A divulgação mais recente, do Ibope, aponta o presidente Lula com 23%, diante de 19% do segundo colocado. Há uma diferença essencial entre as duas pesquisas. Para chegar ao percentual de 39% para o presidente Lula, o Intituto Vox Populi realizou duas mil entrevistas, em 121 municípios de todo o país. O percentual de 23% foi obtido pelo Ibope a partir de 1008 entrevistas, realizadas somente no estado de São Paulo. 

Manipulação - O suposto objetivo é apresentar os números como se eles se referissem a um mesmo espaço geográfico, o que não é verdade. A provável manipulação, no entanto, pode não ser tão eficaz. Se o presidente Lula tem 23% das intenções de voto somente no estado de São Paulo, é evidente que o percentual seria bem maior se o levantamento estatístico tivesse abrangência nacional. A tentativa midiática, de manipular o eleitorado contra o presidente Lula, não tem nenhuma garantia de funcionar e, ao contrário disso, pode reforçar sua evidente maioria no eleitorado brasileiro.  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...