segunda-feira, 2 de julho de 2018

Revisitando o passado e renovando o compromisso com o futuro

Itaquera - A rua ainda é a mesma que eu percorri em outros tempos. O lugar, no entanto, não é exatamente igual ao de outros tempos. O futuro chegou, trazendo inúmeras novidades e desfazendo paisagens que se transformarão em recordações inevitáveis. Passei em frente da escola  onde estudei o curso primário. Ela foi demolida e, no terreno, está sendo construído um prédio de apartamentos. A imobiliária anuncia, em letras grandes, a comercialização das "últimas unidades".

Pessoas - No caminho para a casa da Maria Júlia encontrei pessoas que eu não via há tempos. Avistar-me com a Ana Paula, com o Carlinhos, com o Pastor e com o Constantino me ajudaram a concluir que a família é um pouco maior do que o núcleo biológico onde nascemos. Ela é formada por um conjunto mais amplo de gente, onde estão pessoas que influenciam na formação da personalidade e do caráter, e que permanecem em nossas vidas para sempre.  

Coragem - Na noite de sexta feira, visitei o mesmo lugar da minha infância e adolescência, através de lembranças despertadas pela exibição de um filme, seguido de debate. O debatedor, por uma feliz coincidência, é morador de Itaquera e convive, diariamente, com pessoas que fizeram parte da minha história de vida. Nas cenas do documentário "Coragem", sobre a vida do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, aparecem pessoas com quem eu convivi por bastante tempo. A emoção foi inevitável, mas as lágrimas desses momentos se convertem em coragem para enfrentar tempos difíceis e para superar todas as dificuldades da construção de um mundo melhor.

Almoço - O sábado foi dedicado à participação em mais uma edição do almoço socialista, um encontro entre companheiros e companheiras que sempre estiveram na mesma trincheira e, cuja marca comum mais importante é a luta contra o capitalismo. Minha experiência pessoal me aproximou do coletivo que formou a Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, e a militância me ajudou a entender que a luta não se restringe à participação em eleições nos sindicatos de trabalhadores, mas, essencialmente, se dedica ao enfrentamento da estrutura sindical que limita a organização operária, e propõe o fortalecimento da organização a partir dos locais de trabalho.

Senado - Na tarde do sábado estive na Praça Dom José Gaspar, na comemoração do aniversário do companheiro Jilmar Tatto, encontro onde também foi lançada a pré-candidatura dele ao senado. A atividade deu espaço para que algumas pessoas (inclusive eu) pudéssemos assistir o triunfo esportivo dos conterrâneos de Pepe Mujica e Eduardo Galeano. A celebração festiva, que também teve caráter político, reuniu mulheres e homens de diversas regiões de São Paulo, com o objetivo comum de abraçar o aniversariante e, ao mesmo tempo, de ratificar a presença do PT no parlamento e de assumir a responsabilidade de combinar a ocupação do espaço institucional com a mobilização dos movimentos sociais populares.

Compromisso - Retornei para casa, no final da tarde do sábado, convicto de que as atividades do final de semana reforçaram o meu comprometimento com as demandas dos trabalhadores e dos movimentos sociais populares. Pude entender, especialmente, que o meu compromisso de fé é ligado com a luta militante pelo socialismo; que o enfrentamento com a estrutura sindical é permanente; e que a luta institucional deve acontecer, de forma combinada, com as mobilizações dos trabalhadores e das classes populares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...