quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Celebração da vida


Despedida - Saí do Grajaú de madrugada, com destino à Penha, onde aconteceu o velório e o sepultamento do Carlos Strabelli, amigo e companheiro de muitas jornadas. É óbvio que a saudade vai ser muito grande. Ele vai fazer muita falta, especialmente em um momento da história em que temos que valorizar a formação política dos construtores e protagonistas do futuro que queremos conquistar.

Encontro - O motivo da presença de protagonistas de histórias que começaram na zona leste da cidade de São Paulo, foi a despedida dos restos mortais de uma pessoa que teria função muito importante na construção das consciências que farão a resistência ao fascismo. Apesar dos lamentos de saudade, o encontro teve o papel de reunir pessoas que, em memória do Carlos Strabelli, vão continuar lutando por um mundo melhor e mais justo.

Rotina - As pessoas que estiveram no velório e sepultamento do Carlos Strabelli se habituaram, ultimamente, a se encontrar nesse tipo de ocasião. Há um entendimento, comum entre todas essas pessoas, que é necessário buscar outras formas de encontro. Dar consequência a isso é uma tarefa urgente. Devemos encontrar um jeito de nos encontrarmos pessoalmente, antes que os familiares do próximo a ir embora nos convoquem para mais um velório. 

Urgência - Há outros motivos muito importantes para a urgência. Não somos mais rapazes e moças com todo o futuro pela frente. A maioria de nós pode ter mais vinte anos de vida na terra, e é preciso correr com os preparativos e convocações. Também justifica a correria a necessidade de colocarmos a conversa em dia e de sabermos notícias de todas as pessoas que trabalham para concretizar os mesmos sonhos de igualdade e justiça social. 

Celebração - O encontro deve ser também uma ocasião importante para celebrar a vida. As condições de saúde e de mobilidade podem não ser mais a mesmas, mas temos certeza de que a causa que defendemos precisa ser reforçada, em todos os momentos. O encontro das pessoas que lutam as mesmas lutas e sonham os mesmos sonhos sempre será uma das formas de reforçar nossas convicções e certezas de um futuro melhor e mais justo.

Um comentário:

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...