quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Luta permanente e contínua

Destruição - Por ocasião da morte de mais um militante metalúrgico da cidade de São Paulo, texto de autoria do companheiro Sebastião Neto serviu para destacar inúmeras pessoas que, em determinado tempo da vida, se dedicaram a construir a luta operária na maior cidade do país, e que, por vários motivos, tiveram o registro de suas histórias secundarizadas (ou esquecidas), especialmente porque "o capitalismo (...) é um destruidor da SOLIDARIEDADE, pedra fundamental (...) da vida operária". 

Orgulho - No texto em homenagem ao companheiro Mauro, o Neto se refere a militantes que tiveram que se reinventar profissionalmente para sobreviver, e destaca, especialmente, que "muitos não conseguiram". Me sinto feliz de ter participado desse momento importante para a cidade em que eu cresci, e acho, sinceramente, que ter conseguido me "reinventar em outras ocupações" me ajudou a me aproximar, mais ainda, da "SOLIDARIEDADE" que eu incorporei aos meus valores e costumes desde que me tornei militante.

Símbolos - Não pude comparecer aos funerais de companheiros que morreram recentemente, como o próprio Mauro e o Paulo Paraguaio. Todos eles são símbolos e referências para as lutas futuras. Eles foram firmes em reafirmar o compromisso com um mundo mais justo e mais igual e, por causa disso, sempre estarão presentes nas lutas por igualdade e por justiça.

Continuidade - A história é eterna. A luta contra o capitalismo é permanente e contínua. Seguiremos sem a presença física dos que se foram, mas seremos vitoriosos em todos os momentos que os tivermos como animadores de nossos sonhos e projetos. Apesar dos perrengues e das dificuldades, e mesmo com a ausência de alguns valorosos combatentes, somos vencedores porque somos herdeiros da "SOLIDARIEDADE" que aprendemos com os que partiram e, mesmo quando não estivermos mais aqui, nossos filhos e netos nos sucederão nas tarefas que assimilaram com a convivência com a luta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...