quinta-feira, 12 de abril de 2018

A lógica da delação e a exclusão midiática

Ameaças - Um dos delatores da operação "Lava a Jato", empresário do setor de obras públicas, ao ameaçar o presidente Lula com novas revelações, desvenda o funcionamento do processo de deduragem comandado pelo juiz curitibano e, ao divulgar as ameaças, a mídia tradicional reforça a suspeita sobre o presidente Lula e sobre o PT. Os depoimentos de delatores substituem provas, e podem provocar a expedição de sentenças condenatórias e de mandados de prisão. A delação, no entendimento do magistrado curitibano, dispensa a apresentação de provas e, no caso específico do presidente Lula, é utilizada seletivamente para disseminar o ódio contra ele e contra o PT. 

Seletividade I - A lógica não vale para figuras públicas de outros partidos políticos. Ao mesmo tempo em que as ameaças do empresário dedo duro chegavam ao conhecimento público, denúncias e suspeitas contra o candidato presidencial tucano foram enviadas à Justiça Eleitoral, saindo do foco da operação "Lava a Jato", o que evita qualquer possibilidade de prisão imediata do tucano que perdeu o direito a foro privilegiado, ao renunciar ao cargo de governador do estado de São Paulo para concorrer à presidência da república.

Seletividade II - Amigos do presidente ilegítimo, flagrados com dinheiro de procedência duvidosa, e acusados de fazerem parte de um esquema de financiamento de campanhas eleitorais do PMDB, também foram beneficiados pelo poder judiciário, beneficiados com a negativa de expedir mandado de prisão contra eles. Aconteceu a mesma coisa com amigos de Eduardo Cunha. 

Exclusão midiática - No dia de ontem, 11 de abril, aconteceram manifestações públicas em vários pontos do país. A mídia tradicional silenciou sobre os protestos contra a prisão do presidente Lula. Os protestos tiveram a participação de milhares de pessoas, mas, para os grandes veículos de comunicação, é como se eles não tivessem acontecido. A prática da exclusão midiática torna mais claro o comprometimento da mídia tradicional com o golpismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...