quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A candidatura do presidente Lula e a luta contra as injustiças

Injustiças - Os grandes veículos de comunicação contribuem, de modo importante, para que ideias democráticas e justas sejam identificadas com partidos políticos e figuras públicas rejeitados por parte da população. Eu sempre defendi a igualdade entre todas as pessoas. Há uma minoria de ricos e uma multidão de pobres, e essa situação precisa ser resolvida, para o bem estar de todos os seres humanos. Eu sempre vi, com discordância, qualquer tipo de raciocínio que defende o privilégio (e a boa vida) de uns poucos, às custas da miséria de muitos.

Inclusão - Os dois mandatos do presidente Lula, e também o período em que o país foi governado pela presidenta Dilma, foram marcados pela implantação de políticas públicas que buscaram amenizar os efeitos das desigualdades sociais. O golpe de 2016 aconteceu para interromper o processo de enfrentamento dessas injustiças. Os patrocinadores do golpe nunca se conformaram com a escalada eleitoral do PT, e, ao mesmo tempo, nunca aceitaram que as mudanças acontecessem.  

Golpe - Viabilizaram a destituição da presidenta Dilma (sem qualquer crime de responsabilidade), para entregar o governo na mãos de um presidente sem legitimidade, que pudesse atender os interesses de uma minoria. Posteriormente, usando do poder judiciário, conseguiram a prisão arbitrária do presidente Lula (sem nenhuma prova). Os dois episódios, embora separados por um período de tempo, fazem parte da mesma lógica golpista. Com a destituição da presidenta Dilma, quiseram estancar a implantação de políticas públicas de inclusão social; com a prisão do presidente Lula querem impedir que ele seja candidato na próxima eleição, e que, eleito, retome o programa de desenvolvimento econômico com distribuição de renda e riqueza. 

Registro - O dia de hoje ficará marcado, na história brasileira, como a data em que os "de baixo" ousaram enfrentar todas as arbitrariedades e injustiças dos "de cima". O registro da candidatura do presidente Lula é a esperança de que milhões de pessoas voltem a sonhar e a enxergar possibilidades concretas de realização de seus sonhos. Embora haja uma insistência da mídia tradicional para qualificá-lo como um candidato como qualquer outro, ele é muito mais que isso. O presidente Lula é o resumo das lutas dos trabalhadores rurais e urbanos, das donas de casa e de todas as pessoas que lutam por um mundo melhor e mais justo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...