segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O conteúdo do fascismo

Ausência - As manifestações das "Diretas Já" e do "Fora Collor" ocorreram, praticamente, sem que houvesse contraponto. Não houve quem defendesse, explicitamente, o colégio eleitoral e a eleição indireta; e, com exceção de uma ruidosa "tropa de choque" no parlamento, Fernando Collor também não teve advogados. A situação permitiu a viabilização da "transição conservadora" e contribuiu para que a destituição do então presidente ocorresse sem grandes traumas, com a posse de seu vice.

Inclusão - Em 2002 uma proposta democrática e popular, finalmente, conseguiu maioria nas urnas e, com a primeira eleição do presidente Lula, o governo federal iniciou a implantação de um projeto totalmente oposto aos dos seus antecessores, o  que contribuiu, de modo decisivo, para a sua reeleição e para a vitória eleitoral da presidenta Dilma Roussef. Desde 2003, o governo buscou amenizar as desigualdades sociais de nosso país, e as políticas públicas federais atacaram o déficit habitacional, os baixos salários e as dificuldades de acesso ao ensino superior.

Civilização - O período de tempo dos governos do PT coincidiu com a consolidação de alguns avanços civilizatórios importantes. Foi nesse período, por exemplo, que as mulheres, os homossexuais e os negros fortaleceram sua presença na sociedade e conquistaram espaço institucional para apresentação de suas demandas e reivindicações. É óbvio que os governos do PT favoreceram a presença dessas demandas, incorporando, na sua estrutura, instrumentos oficiais de defesa de direitos das mulheres, dos negros e dos homossexuais, mas isto seria muito difícil se já não existissem organizações feministas, de combate ao racismo e de enfrentamento da homofobia.

Golpe - A ofensiva conservadora que culminou no golpe de 2016 teve, como objetivos importantes, o desmonte de políticas públicas de inclusão social e a interrupção da adesão do governo democrático e popular aos avanços civilizatórios. A intenção do golpismo sempre foi a economia de recursos financeiros, mas o movimento conservador nunca se limitou a isso. Grandes empresas financiaram o golpe com o interesse explícito de promover cortes de gastos públicos e, assim, viabilizar sucessivos superávits a serem utilizados para o pagamento da dívida pública, mas os conservadores nunca descartaram o autoritarismo.

Mídia - Para alcançar seus objetivos, o conservadorismo brasileiro sempre contou com o apoio da mídia tradicional. O noticiário seletivo sobre corrupção política sempre pretendeu condenar o PT e, ao mesmo tempo, sempre buscou inocentar figuras públicas da política tradicional. Um dos candidatos à presidência da república, além de defender ideias absurdas e estapafúrdias, nunca foi citado no noticiário como acusado de corrupção. Além de inocentá-lo previamente, os grandes veículos de comunicação sempre buscaram legitimar as ideias retrógradas dele.

Assustador - É improvável que o "coiso" vença as eleições presidenciais, mas já é apavorante a simpatia conquistada por ele junto à população, especialmente porque seu capital eleitoral foi obtido, principalmente, por causa do discurso autoritário, machista, misógino e homofóbico. O ódio antipetista se revestiu de conteúdo, e pode nos assombrar por bastante tempo.

#EleNão - O noticiário deste final de semana não poderia ignorar as multidões que se reuniram, em todo o país, para protestar contra o conteúdo autoritário, machista, misógino e homofóbico do "coiso". Como era impossível deixar de informar, os grandes veículos de comunicação optaram por dar tratamento semelhante ao estúpido e, com isso, se igualaram a candidaturas que se apresentam contra ele, mas que, ao mesmo tempo, também atacam o PT. Ao assumirem a postura de legitimar ideias fascistas, os grandes veículos de comunicação estão promovendo as ideias do "coiso", incentivando o ódio e cultivando o fascismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...