terça-feira, 28 de agosto de 2018

Expulsões e linchamentos

Fascismo - Confesso que demorei alguns dias pra entender o comportamento dos moradores de cidade do norte do Brasil, que investiram, violentamente, contra refugiados de um país vizinho, com o objetivo de expulsá-los. O mesmo mal estar também acontece comigo quando sei de algum linchamento. A maioria do povo brasileiro cultiva a hospitalidade e a acolhida com todos os estrangeiros. Também somos, majoritariamente, amantes da justiça e do direito de defesa, e qualquer atitude que se assemelhe a selvageria não tem a aprovação da maioria do povo brasileiro. 

Mídia - Atitudes violentas contra estrangeiros e linchamentos públicos, felizmente, são episódios pontuais que só se espalham pela população por causa da ação midiática, especialista em apresentar fatos isolados como se eles fossem uma tendência generalizada. A disseminação de notícias sobre atitudes insanas, uma especialidade da mídia tradicional, pretende reforçar a campanha eleitoral de um dos candidatos à presidência da república.

Duplicidade - No caso específico dos venezuelanos, os grandes veículos de comunicação têm dois objetivos quando divulgam o episódio isolado com destaque, . O primeiro deles é o de disseminar uma cultura de ódio que não combina com a população brasileira, mas que, desgraçadamente, está presente no debate eleitoral. O outro objetivo midiático é motivado pelo engajamento no combate ao governo da Venezuela, que o governo dos Estados Unidos da América do Norte pretende derrubar.

Repúdio - A maioria do povo brasileiro não concorda com os atos violentos insanos mostrados na televisão. Também é reprovável um alinhamento automático com o governo dos Estados Unidos da América do Norte. Somos solidários e acolhedores em relação a todas as pessoas. Seremos suficientemente civilizados para impedir que novos acontecimentos desagradáveis se repitam e, ao mesmo tempo, seremos sensatos para não permitir que essa onda de ódio se espalhe pelo país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O futebol e a defesa da vida

Espetáculos - Sempre gostei de ir a estádios de futebol. As torcidas sempre me fascinaram. Mais do que as disputas das partidas, as cenas d...